prorrogado

Sua nova chance de morar ou investir em portugal

A gente cuida de tudo para você comprar seu imóvel em portugal sem dor de cabeça.

Buscando imóveis em Portugal? Conheça as 6 melhores cidades para se viver!

Alternate Text

Portugal tem sido um país bastante procurado por brasileiros. Segundo a Associação de Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, eles os estrangeiros que mais investem no mercado imobiliário de Lisboa, por exemplo.

Porém, mais do que investir em imóveis em Portugal, muitos optam pela mudança, de fato, para viver em terras lusitanas. Fugir da crise e buscar maior qualidade de vida e segurança são apenas alguns dos fatores que estimulam isso. Não é à toa que, atualmente, são mais de 100 mil brasileiros vivendo legalmente naquele país.

Para se mudar para Portugal, é fundamental analisar as características de cada cidade para acertar na escolha. É importante ainda estar atento ao mercado imobiliário da região pretendida, de forma a se assegurar de adquirir um bom imóvel. Acompanhe este post e descubra as seis melhores cidades para se viver em Portugal.

1. Lisboa

Capital de Portugal, Lisboa exala, ao mesmo tempo, história, modernidade e opções de lazer. A cidade é indicada para quem quer viver em uma metrópole com temperaturas amenas e que conta com diversas opções de atividades e passeios, que incluem construções históricas, casas noturnas, parques e mirantes.

É também um ótimo lugar para se viver quando o assunto são pessoas ligadas à arte e arquitetura, já que possibilita vivenciar diversos festivais e festas populares.

Além disso, por lá, é possível encontrar boas instituições de ensino superior, como a Universidade de Lisboa. O transporte público também é muito bom, atendendo a vários pontos da cidade e tendo baixo custo. Tudo isso sem contar que essa é uma das capitais europeias mais seguras, capaz de trazer ainda mais tranquilidade para quem a escolhe como moradia.

2. Portalegre

Para quem busca mais privacidade, a cidade de Portalegre surge como uma ótima alternativa. Localizada na região do Alentejo, no centro-sul de Portugal, está entre as cidades com menor índice de criminalidade do país, além de ter sido eleita a terceira melhor região quando o assunto é salário pago aos trabalhadores.

A pequena cidade, com cerca de 25 mil habitantes, proporciona uma vida mais calma, sem deixar de oferecer belas paisagens e construções. Seus ares de cidade pequena fazem com que seus moradores sejam bastante receptivos. Para quem gosta de curtir a noite, é possível encontrar bares, lounges e discotecas.

3. Setúbal

A apenas 40 quilômetros de Lisboa, está Setúbal. Sua proximidade com a capital permite que se more nela e, também, trabalhe em Lisboa, já que são bem-interligadas por uma belíssima ponte — a Ponte 25 de Abril — e transportes públicos. A principal vantagem disso está no custo de vida: Setúbal tem valores de moradia que chegam à metade dos encontrados em Lisboa.

A cidade une, ainda, o clima litorâneo com o campestre, proporcionando lindas paisagens e vivências diversificadas. Ela conta com ótima infraestrutura no que se refere à educação e saúde, além de ter um centro histórico, um oponente castelo (que, hoje, abriga uma pousada) e uma reserva natural.

4. Santarém

Ainda próximo de Lisboa, a 80 quilômetros, está Santarém. Localizada na região do Ribatejo, aos pés da Serra do Aire, a cidade de estilo gótico é famosa por suas belezas naturais, além de ter lindos miradouros.

Cortada pelo Rio Tejo, são várias as possibilidades de passeios de barco e, ainda, de frequentar suas praias fluviais. Nela, acontece o maior festival de gastronomia de Portugal e uma feira de agricultura que todos os anos movimenta milhares de pessoas.

Santarém também tem boa infraestrutura educacional, principalmente em relação a ensino superior, já que abriga o Instituto Politécnico de Santarém. Conta com bons bares e restaurantes e vida noturna composta por espetáculos e festas com música ao vivo. Foi escolhida, em 2016, como a melhor cidade para se viver, visitar e fazer negócios no Ribatejo.

5. Coimbra

Coimbra é famosa por abrigar uma das mais antigas universidades do mundo: a Universidade de Coimbra. Com cerca de 150 mil habitantes, a cidade conta ainda com um dos melhores hospitais de Portugal e uma ótima infraestrutura no que se refere a transporte público.

Ainda assim, dadas suas dimensões, possibilita que grande parte dos trajetos sejam feitos a pé, estimulando um estilo de vida tranquilo, saudável e longe de engarrafamentos de grandes metrópoles. Isso sem contar com a possibilidade de caminhar em meio a tantas construções imponentes e históricas, além de ruas arborizadas e bem-cuidadas.

Morar em Coimbra pode chegar a ser 16% mais barato do que em Lisboa. Na cidade, é possível encontrar também ótimos hospitais, restaurantes, supermercados e opções de lazer.

6. Braga

Braga tem cerca de 2 mil anos de existência e proporciona uma incrível vivência histórica, já que conta com a maior concentração de jardins, igrejas e praças por metro quadrado em Portugal.

Além disso, é possível encontrar palácios, castelos, museus, teatros e ruínas pré-históricas e da Idade Média. Apesar disso, une história a modernidade, tendo, em 2012, sido eleita a Capital Europeia da Juventude.

É em Braga também que está localizada a Universidade do Minho, o que a torna um pólo de conhecimento e também de confraternização de pessoas, tratando-se de um lugar tranquilo e civilizado.

Assim, investir em um imóvel em Braga é, ao mesmo tempo, ter boa qualidade de vida e baixo custo. Prova disso é o resultado de uma pesquisa feita em 2015 com os habitantes da cidade: quase 100% dos respondentes afirmaram que gostam do dia a dia que têm na cidade, que tem cerca de 180 mil moradores.

Por fim, depois de conhecer algumas características das seis melhores cidades para se viver em terras portuguesas, é importante procurar informações acerca da oferta e da valorização de um imóvel em Portugal.

Aprofundar-se no assunto é uma maneira de não somente entender se o local escolhido é ideal para o estilo de vida pensado, mas também qual é o cenário do mercado imobiliário local. Assim, é possível estar preparado, caso planos futuros também incluam mudanças de vida.

Essas informações sobre imóveis em Portugal foram úteis para você? Se quiser ter acesso a mais artigos como este, não deixe de assinar nossa newsletter para acompanhar as novidades do nosso blog.

Veja também