prorrogado

Sua nova chance de morar ou investir em portugal

A gente cuida de tudo para você comprar seu imóvel em portugal sem dor de cabeça.

Quais são as vantagens de morar em Portugal?

Alternate Text

Está pensando em morar em Portugal? Saiba que você e muitas outras pessoas pensam nessa possibilidade. O país figura entre os mais procurados por brasileiros que desejam  comprar ou alugar uma casa em algum lugar da Europa.

A escolha por Portugal se deve, primeiramente, à ligação histórica que há entre os dois países. No entanto, outros fatores também contam bastante, como a facilidade do idioma, a tranquilidade, a segurança, o custo de vida, as belezas naturais e muitos outros atrativos.

Contudo, para garantir uma boa experiência, o ideal é que você tenha a nacionalidade portuguesa — que pode ser obtida pelo vínculo familiar ou pelo tempo de permanência em solo português. Assim, haverá mais facilidades para alugar ou comprar um imóvel.

Neste post, você vai saber o que tem feito tantas pessoas se mudarem de mala e cuia para morar em Portugal. O que esse país tem de especial que encanta tanta gente, não é mesmo? Continue a leitura e confira!

Tranquilidade

Se você busca tranquilidade, Portugal é o lugar certo. Trata-se de um destino composto por paisagens incríveis e com um tom altamente acolhedor e aconchegante.

Para quem deseja viver longe de centros urbanos agitados encontra em algumas cidades, como a capital Lisboa, um ritmo de vida bem mais tranquilo, longe de trânsitos que dão nó e com barulhos desagradáveis — encontrados em locais no Brasil, como no Rio de Janeiro e em  São Paulo

Segurança

A segurança é um grande atrativo para os brasileiros, principalmente porque Portugal é considerado um dos países mais pacíficos do mundo. E quem não deseja viver em um local onde reina a paz, não é mesmo? O Brasil, por sua vez, enfrenta grandes problemas relacionados ao combate à violência — o que tem feito com que muitos brasileiros deixem o país.

Saúde

Saber como funciona a saúde pública em Portugal é uma curiosidade comum entre os brasileiros que desejam fixar residência no país. Primeiramente, vale ressaltar que muitos portugueses com boas condições financeiras optam pela pública, em vez da particular.

No entanto, é importante lembrar que a saúde pública, diferentemente do que ocorre no Brasil, não é um serviço gratuito — paga-se pelos atendimentos e procedimentos.

O brasileiro que vai morar em Portugal e deseja usar o seu sistema público de saúde deve garantir o PB4 ainda no Brasil. É um certificado gratuito que pode ser solicitado ao Ministério de Saúde de cada cidade.

Idioma

Uma facilidade bastante relevante para quem decide trocar o Brasil por Portugal é o idioma. Apesar de algumas poucas diferenças relacionadas ao sotaque, é muito fácil e tranquila a adaptação — rapidamente nos vemos falando e entendendo as expressões usadas pelos portugueses. 

De fato, o que poderia ser uma barreira na busca de empregos em um país diferente, em Portugal é um ponto a favor. Até mesmo para quem se muda com  filhos pequenos , o idioma não representa uma barreira, visto que as crianças se adaptam facilmente.

Qualidade e custo de vida

O custo de vida em Portugal é baixo quando comparado a outros países da Europa. Os serviços mais básicos, como transporte, educação e saúde são acessíveis e de excelente qualidade. Sendo assim, é possível garantir uma boa qualidade de vida a um custo realizável.

Tirando os aluguéis em Lisboa e Porto, que são mais caros, a vida em Portugal não é custosa, principalmente quando a comparamos com outros países europeus. Sair para comer, tomar um bom vinho e fazer compras no supermercado cabem tranquilamente no bolso. Além disso, existem, no verão, alternativas de lazer bem atraentes que não custam nada.

Transporte público

Portugal, diferentemente do Brasil, não é um país com grandes extensões, o que facilita a locomoção das pessoas. Além disso, o transporte é de qualidade e conta com diversas alternativas, como trem, metrô, ônibus, bonde elétrico e carro a preços acessíveis.

Outra característica interessante do transporte em Portugal é ser todo interligado, com metrô, ônibus, trem e avião, sendo possível atravessar o país em poucas horas em um trem ou comboio com uma malha ferroviária bem extensa e o conforto de um café, Wi-Fi e banheiro.

Gastronomia

Entre as vantagens de morar em Portugal, não podemos deixar de citar a sua gastronomia, que conta com gostosuras como pastéis de bacalhau, bacalhau à brás, alheira de mirandela, cozido à portuguesa caldeirada de peixe. O cardápio lusitano conta com essas e muitas outras opções saborosas a preços acessíveis. 

Comer fora também pode ser bem barato. Os restaurantes oferecem menus diários em conta, muitos deles inferiores a dez euros. Uma refeição pode custar 20 euros em Lisboa ou no Porto — cidades com custo de vida mais alto que as demais. 

Estilo de vida

Diferentemente do estilo americano, que é bem agitado, o estilo de vida português é muito tranquilo. O tempo dedicado ao almoço, ao jantar com a família e tantos outros compromissos salutares são prestigiados. Ou seja, existe uma grande valorização das coisas simples da vida.

Acordo bilateral para Seguridade Social entre Brasil e Portugal

Existe entre Portugal e Brasil um acordo bilateral para a Seguridade Social, que abrange atendimento público em saúde, previdência e assistência social. Os registros feitos pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) são reconhecidos pelo Sistema de Segurança Social Português, desde que atendam às exigências vigentes na época da requisição.

No sistema de Seguridade de Portugal, a aposentadoria só é possível por velhice ou invalidez permanente. A idade mínima em 2019, de acordo com a reforma feita no país, é de 66 anos e 05 meses e, de forma progressiva, o governo aumenta um mês a cada ano.

Se, no entanto, o requerente completar 40 anos somando períodos de contribuição no Brasil e em Portugal, independente da idade que tiver, a aposentadoria será concedida.

Se mudar para Portugal pode ser uma excelente ideia, apresentando inúmeras vantagens, não é mesmo? Trata-se de um país seguro, tranquilo e que oferece uma excelente qualidade de vida, além de falar a nossa língua. No entanto, uma mudança radical, como essa, exige calma e cuidado. É importante fazer um bom planejamento, observando bem as cidades e bairros com as melhores opções de imóveis para residir.

E você, tem vontade de fazer essa mudança radical na sua vida e morar em Portugal? É, de fato, um país encantador e conta com muitas vantagens para os brasileiros, não é mesmo? Compartilhe, então, este artigo nas suas redes sociais e ajude seus amigos que também têm esse sonho!

Veja também